Açucar e Manteiga nos Bolos dos Petizes


Cada vez que faço um bolo cá em casa tento cortar no açúcar e na manteiga. Normalmente, ponho sempre metade dos ingredientes que estão descritos mas a cada vez que faço um bolo noto que o resultado não é o melhor. Apesar de se comerem bem, não crescem por ai além, a massa fica bastante consistente e a cor do bolo parece sempre doentia.


A net tem sido uma grande amiga minha e desta vez dei-me ao trabalho de procurar receitas que contivessem menos açúcar e manteiga, mas cheguei à conclusão que o acertado seria encontrar a quantidade mínima ideal de açúcar e manteiga para a farinha usada.

Não sabia eu que uma das funções do açúcar e da manteiga  é diminuir o desenvolvimento de gluten no bolo. Não é que cá em casa tenhamos algum problema com isso mas cada vez se fala mais por isso fica aqui a dica. 

Vamos ao que interessa:
REDUÇÃO DE AÇÚCAR:
Num bolo tradicional normalmente usa-se 180 gramas  (3/4 chávena) de açúcar para 250grs (1 chávena) de farinha. Para um bolo mais saudável sem interferir na qualidade do bolo deve-se usar 125grs (1/2 chávena) de açúcar para as 250grs de farinha.

REDUÇÂO DE MANTEIGA:
Num bolo tradicional normalmente usa-se 75grs (1/3 chávena) de manteiga para 250grs (1 chávena) de farinha. Para um bolo mais saudável sem interferir na qualidade do bolo deve-se usar 45grs (3 colheres de sopa) de manteiga para 250grs de farinha.

Não é essencial mas caso pretendam aumentar a humidade do bolo podem adicionar uma compota de fruta feita em casa ou um iogurte natural.

Existem muitos produtos que substituem o açúcar e a manteiga mas para um bom pasteleiro não há nada melhor que estes ingredientes para conseguir um bolo delicioso.

Este fim de semana chuvoso, vai merecer um bolinho e um chá...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...