Mamã, porquê que há nuvens no céu?

No inicio do mês de Setembro o Didi perguntou-me o porquê de haver nuvens no céu. Como lhe expliquei e pouco percebeu daquilo que eu estava para ali a dizer, tive uma luz e disse-lhe que depois lhe explicava com uma experiência.
Como ele nunca se esquece de nada do que lhe prometemos, num sábado que chovia aproveitei para fazer a experiência.

Fui buscar o material que precisava.
Os dois piolhos estavam todos satisfeitos, pois íamos fazer A EXPERIÊNCIA.
Como envolvia água a ferver não lhes deixei participar na actividade, o que foi uma desilusão, mas claro que eu tinha um trunfo na manga, no escuro e com a laterna foi uma grande diversão.
Não tenho fotos nem video da atividade pois tinha tanto receio que eles se queimassem (com os miúdos não se arrisca) que optei por não pegar no tlm para tirar fotos.

Podem fazer download da experiência, aqui.

Após a experiência picotaram uma nuvem e umas gotas e fizeram a decoração ao gosto deles.
Atividade de picotagem, aqui.


Às vezes temos a sensação que eles não estão a prestar atenção naquilo que dizemos ou fazemos mas passado uns dias tive a prova do contrário.

Pedi ao Didi para se limpar no fim do banho e como sempre a limpeza é superficial. Chamei-o atenção, como não estava limpo devidamente...Resposta do chico esperto:
- Deixa lá mamã...isto transforma-se em gás!
Juro que fiquei de queixo caído e satisfeita. Afinal ele tinha prestado atenção ao que eu lhe tinha mostrado.

O Kiko não podia ficar atrás.
Eu estava a cozinhar quando ele aparece e olha para as panelas dizendo:
- Tantas nuvens! (vapor de água)
- E quando chega ao céu muito frio que acontece? - digo eu.
- Caí água!
Tal como o irmão surpreendeu-me pela positiva e só tem 3 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...