Tabela da Independência

Eu sou a típica mãe que faz tudo em casa.
Acordo os meninos, dou-lhes o pequeno almoço na boquinha, ajudo a vestir, preparo as mochilas, dou-lhes banhinho e tudo o resto ao redor.
Faço isso tudo porque tenho pressa. Porque quando são eles, desespero com tanta demora e as horas passam e estamos sempre atrasados para tudo.

Também sei, que em nada os estou ajudar. 

É pela educação que as crianças conquistam e desenvolvem as suas faculdades. Se eu em vez de educar faço o trabalho que eles deveriam fazer, só estou a dificultar-lhes a vida.

Hoje decidi mudar de atitude! Sim! Eu é que tenho de mudar e eles vão na corrente.

Então criei a Tabela da Independência. Muito mais fixe que a Tabela das Tarefas ou Tabela de Comportamento. 
Na cabecinha traquina deles temos que tornar tudo absolutamente importante, e ganhar independência, ser um Homem, é muito importante.

Eles têm de ser independentes desde o acordar até ao deitar. 
Blog dos Petizes
A ideia é a seguinte, todos os dias da semana eles vão marcar se conseguiram fazer tudo sozinhos ou se tiveram ajuda da mamã. Claro que com o Kiko não posso ser tão rigorosa. No fim da semana eles escolhem se querem uma moedinha para o mealheiro ou uma atividade à escolha deles.

Hora de Acordar
Eles têm de acordar sozinhos e dirigirem-se à mesa de refeição sem ajuda da mamã, ou seja, colo.

Hora do Pequeno Almoço
Comer tudo sozinhos e no fim levar a tigela para a cozinha.

Hora de Lavar os Dentes/Cara
Lavar a cara e os dentes e deixar tudo no sitio.

Hora de Vestir
Vestir a roupa e calçar sem ajuda da mamã.

Hora da Escola
Arrumar a mochila e levarem a mochila às costas, normalmente eu sou o "burro de carga"

Hora de Tomar Banho
Pousar a mochila na entrada juntamente com as sapatilhas. Retirar a roupa e colocar no cesto. Tomar banho, limparem-se e colocar creme tudo sozinhos. Vestir o pijama.

Hora de Atividade
Brincar e arrumar tudo no fim. (esta vai ser difícil)

Hora de Jantar
Jantar sentados à mesa (e não no sofá), comer sozinhos e levar a louça para a cozinha no fim de comer. Pedir para levantar da mesa.

Hora de Lavar os Dentes
Lavar os dentes e deixar tudo no sitio.

Hora da Leitura
Escolherem um livro sem discussão para a mamã ler.

Hora de Dormir
Deitar sem inventar milhentas coisas para fazer.

Parece fácil! Mas eu sei que vou desesperar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...