Afinal o que é a Disciplina Tradicional?

Cada vez se fala mais na Disciplina Positiva e cada vez as discussões em torno da Disciplina Positiva e Tradicional são mais acesas, principalmente porque o respeito em quem pratica cada disciplina muitas vezes deixa de existir. Todos querem impor o seu método de educação, mas será que ambas as disciplinas não têm pontos fortes e pontos fracos?

Na minha opinião ambas as disciplinas são mal interpretadas e levadas a extremos, no entanto considero que a Disciplina Tradicional é muitas vezes confundida com a Disciplina Autoritária.

Para mim, a melhor definição de disciplina Tradicional é um misto da Disciplina Positiva com a Disciplina Autoritária porque para cada situação, sou capaz de aplicar um método de educação diferente.
Nada melhor que dar o exemplo cá de casa. 

Quando é necessário efetuar tarefas o estilo militar impera cá em casa. Os petizes são definitivamente comandados como tropas para que as tarefas sejam feitas coordenamente e rapidamente. Quando utilizo este método as tarefas são concluídas com sucesso e sobra imenso tempo para brincarmos. Nesta situação sou capaz de levantar um pouco a voz para perceberem que não estou a brincar e em nenhum momento se sentem amedrontados mas sim guiados.
Nesta mesma situação e se eu aplicar a Disciplina positiva devo perguntar aos meus filhos, porque na disciplina positiva a criança deve ter sempre uma opinião, " Vamos tomar banho? Vamos lavar os dentes? Vamos vestir?" A resposta é sempre a mesma: "Não!" Então, sou capaz de perder uns 50 minutos a argumentar até que eles se decidam a entrar na banheira e infelizmente acabamos por não ter tempo para brincar porque foi perdido a argumentar.

A maioria das vezes aplico a Disciplina positiva mas não posso fazê-lo a 100% porque necessito de aplicar a Disciplina Autoritária. A disciplina positiva implica não dar palmada, não castigar e não punir, no entanto considero o castigo importante porque vai ensinar às crianças que quando fazemos algo errado existem consequências e na vida adulta é igual.

Acho que o essencial na educação de uma criança é as mesmas sentirem-se amadas e protegidas mas ao mesmo tempo impor limites, pois as crianças necessitam de conhecer os limites para saberem que a partir de um determinado momento é considerado asneira.
Já os pais não têm de ter medo de educar, no fim as crianças agradecem e gostam de vocês igual, afinal fazemos o melhor que podemos para ver as nossas crianças felizes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...