A Escola, as Crianças e Alimentação Saudável

A alimentação ao longo dos anos tem sofrido bastantes alterações. Antigamente, as mães ficavam em casa onde tinham tempo para preparar uns lanches apetitosos, hoje isso já não acontece. Cada vez as mulheres trabalham mais e cada vez mais existem produtos que vêm facilitar a vida.
A questão é, se esses produtos, apesar de nos facilitarem a vida, são os mais adequados aos nossos filhos, no meu caso 2 e 4 anos, ou o principal, se realmente são saudáveis.

Este ano o tema pedagógico da escola é Alimentação Saudável. As educadoras tentam incutir a prática de uma alimentação saudável mostrando quais os alimentos que nos fazem bem e os menos aconselhados ou a evitar.
E quando falo que tentam incutir, realmente tentam mas às vezes não é fácil, principalmente quando todos não remam no mesmo sentido.

As crianças querem sempre bolachas de chocolate, leites achocolatados, manhazitos, os iogurtes mais açucarados que houver, bolicaos e por ai fora. Mas quando os olhos não vêm coração não sente. 
Cá em casa não compramos nada dessas coisas e eles nem se lembram de pedir. Não vou dizer que não compro de vez em quando os danoninhos, mas acreditem que é preferível lhes dar um Super Maxi que esses iogurtes.

Esta semana fiquei muito triste porque quando cheguei à escola vi meninos com pacotes inteiros de oreos, filipinos, leites achocolatados ou de morango ou de baunilha e outras coisas mais. Vi crianças a babarem pelas bolachas (o meu incluído) porque não tinham e vim o caminho todo até casa a explicar que a escola oferece um lanche saudável e completo. 

No dia seguinte, quis levar qualquer coisa para a escola e levou, uma pêra. Não dá trabalho e é saudável.

A verdade é que...







Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...