Pais, escolas e bulling...



Nos últimos tempos muito se tem falado de bulling na adolescência. Não é que eu tenha sofrido desse mal mas é um assunto que me preocupa pois sou mãe e como qualquer mãe tenho receio de um dia os meus filhos sofrerem com isso.
Trabalho ao lado de uma escola primária e quando vou a passar tenho sempre tendência em olhar para os miúdos que estão a brincar. Felizmente a amizade impera na hora do recreio mas já tenho assistido a algumas situações de bulling infantil. 

Numa das situações um grandalhão meteu-se com um mais pequeno indefeso, felizmente outro miúdo apercebeu-se e afastou-o dizendo "Deixa-o em paz! Mete-te com os da tua idade". Se fosse meu filho ficava cheia de orgulho pela coragem dele.

Seria importante que as escolas e a própria associação de país se importa-se mais com este assunto. Criar um evento de sensibilização no inicio do ano que permitisse às crianças se conhecerem e incutir-lhes o instinto de amizade e proteção seria um começo. Um dia irei fazer parte de uma associação de país e quando chegar esse dia a minha prioridade não será a viagem de finalistas, nem o passeio xpto, mas que a escola seja reconhecida pelas iniciativas positivas para os nossos filhos e a sociedade em que estão inseridos. Acho que vou ser daquelas mães que a direção da escola não vai gostar nada ;)

4 comentários:

  1. Eu morro de medo das crianças de hoje pois tenho um filho com 8 anos e só de pensar que alguém lhe possa fazer mal tremo, conversamos muito em casa sobre este assunto é importante ele estar a par das noticias e contar-me o seu dia felizmente o meu menino não teve nenhum problema destes mas ando sempre nas reuniões e abordamos muito o bem estar dos nossos filhos é muito importante sermos pais atentos :)

    ResponderEliminar
  2. acredito que esta prática já vem de velhos tempos, no entanto, a informação chega até nós com maior facilidade graças ao desenvolvimento tecnológico. acredito, que é possível escolas com valores e princípios educacionais vão admirar uma associação que zela pelo bem estar das crianças de hoje.

    ResponderEliminar
  3. Nem fales nisto...tenho um receio terrível pelo afonso..nunca se defende,até a irmã lhe bate.
    E já o apanhei algumas vezes tristinho num canto na escola e não gosta de alguns meninos que são maus segundo ele..
    Ainda por cima ao início como não falsva francês era maus complicado.agora já melhorou mas tenho sempre receio porque é um menino que fazem o que querem dele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que a nova língua o tenha afastado um pouco, as mudanças são sempre difíceis de digerir ainda para mais quando se tem que absorver tanta coisa...O facto de tu também estares atenta é muito importante e como já te apercebeste disso podes ajudá-lo a ultrapassar...Mas acredita que o teu pequeno já ganhou várias batalhas...

      Eliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...