Dicas para uma viagem de carro com crianças



Fomos de mini férias que envolvia uma longa viagem de carro. Os papás já andavam nervosos ainda faltava uma semana para a viagem. Na altura estávamos indecisos se íamos de avião ou não, mas quando nos pusemos a pensar na tralha toda que iríamos ter que andar a pedir, optamos mesmo pelo carro. Decisão acertada, simplesmente porque os controladores aéreos entraram em greve mesmo na altura da viagem. Bem que tínhamos ficado em terra.
O destino foi Thiers - Puy-de-Dome a cerca de 1500 km de casa. Como disse ao Didi iríamos sair de manhã e só chegávamos ao anoitecer, ou seja, o dia todo enfiados no carro com algumas paragens pelo meio para esticar as pernas.
Depois da experiência tenho a dizer que sofri desnecessariamente, os meus petizes portaram-se lindamente e tiveram a oportunidade de brincar com todos os primos.

Agora ficam algumas dicas:


- Hora de saída ideal: 6h00 
Na viagem de ida saímos às 8h30, já os miúdos tinham dormido tudo, no entanto, a viagem pareceu-nos mais longa porque chegamos mais tarde ao destino. No regresso optamos por sair às 6h00. Foi enfiar os petizes ainda de pijama no carro e foram a tomar o pequeno-almoço pelo caminho (uma forma de distração). Depois do pequeno-almoço voltaram adormecer e dormiram cerca de 2horas o que deu para avançar bem na viagem. Fizemos uma paragem de cerca de 30 minutos para chichis e esticar as pernas e voltamos ao ataque. 

- Petiscar pelo caminho ajuda a distrai-los.
Fizemos uma única paragem de cerca de 1hora para almoçar. Neste caso levamos merenda de casa para não perder muito tempo em restaurantes, desta forma os miúdos aproveitavam para se divertir nos parques e conseguir relaxar.
Dica: Se possível verificar as estações de serviço que incluem parque infantil e restaurante. Estão mais bem preparados para quem leva crianças.
http://www.jumbo.pt/MediaServer/CatalogImages/Products/320_252/00540691_320_252.jpg
Foi a perdição dos rapazes durante a viagem.
- Mochila com alguns brinquedos preferidos

Quando não estavam a comer aproveitava para lhes dar alguns carros e aviões para se distraírem. Pensava eu que até nem iam brincar muito mas lá se distraíram durante algum tempo. Depois voltavam a fazer mais uma soneca.



- Um miminho para lhes adoçar a boca
Fizemos a nossa última paragem de cerca de 30 minutos para voltar a esticar as pernocas e comprar uns chupas. Eu sei, o Kiko não deveria comer chupas com esta idade, mas caso eles estejam um pouco agitados garanto-vos que o chupa lhes adoça a boquinha e o choro para logo.

Teoricamente diz-se que devemos parar o carro sempre de 3 em 3 horas mas na prática devem ser poucas as pessoas que o fazem. Se os miúdos estão bem, não reclamam ou estão a dormir é lógico que não vamos parar e aproveitamos para avançar o máximo possível. De qualquer forma a criança dá-nos sinais de quando começa a ser a altura de parar, não impede que tivemos muita sorte, o Kiko fez uma birra de 5 minutos ao ir e o Didi fez uma birra de 5 minutos quase a chegar a casa.

- O verdadeiro trunfo: Tablet com filmes

Quando já nada resulta então podem colocar o tablet a funcionar. Digo isto, porque a partir do momento que o põem os petizes não querem mais nada e dificilmente o conseguem desligar. Até o podem desligar mas de certeza que berreiro. O Didi adora ver filmes, o Kiko ainda está na fase dos vídeos de música ou então desenhos animados de curta-metragem.

Só tenho a dizer que o Tablet é o melhor amigo dos papás em viagens de longa duração.
 





1 comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...