Teatro para Bebés - Recomendo

Sempre que existem eventos culturais infantis próximos de casa não é costume falhar um. 
O Cine-Teatro Garrett tem apostado no público infantil e muito bem.
Como prometido no facebook, venho falar do espétaculo Teatro para Bebés.

O Teatro para Bebés é um espectáculo para crianças dos 0 aos 5 anos com imensa interação entre as crianças/pais e atrizes. Não existe um palco mas sim um espaço partilhado por todos, sem barreiras e que permite uma maior proximidade entre o cenário e um contato direto com as artistas.
O primeiro espectáculo deste grupo de artistas que assistimos foi o "Bu!" Foi uma das surpresas do Calendário do advento de 2015, aqui!
Este espétaculo fala sobre o escuro, aquele escuro que as crianças (e até adultos) costumam ter medo. "O escuro de trás da porta, o escuro do corredor, o escuro do pomar ou da sala de jantar."

Infelizmente, falhamos o espetáculo "Vamos ao Circo!", mas acredito que outras oportunidades surgirão.

Este domingo, fomos assistir ao "Um assunto mal cheiroso!", e posso dizer que me fartei de rir. Tudo começa por causa de um pote e entre músicas e animais vamos descobrindo tamanhos e formas.
No meio disto tudo, tivemos uma super surpresa. A mamã do Jorge (amigo do Kiko), reconheceu a Clarinha dos Caricas e não perdemos a oportunidade de tirar uma foto com ela.

Afinal o que é a Disciplina Tradicional?

Cada vez se fala mais na Disciplina Positiva e cada vez as discussões em torno da Disciplina Positiva e Tradicional são mais acesas, principalmente porque o respeito em quem pratica cada disciplina muitas vezes deixa de existir. Todos querem impor o seu método de educação, mas será que ambas as disciplinas não têm pontos fortes e pontos fracos?

Na minha opinião ambas as disciplinas são mal interpretadas e levadas a extremos, no entanto considero que a Disciplina Tradicional é muitas vezes confundida com a Disciplina Autoritária.

Para mim, a melhor definição de disciplina Tradicional é um misto da Disciplina Positiva com a Disciplina Autoritária porque para cada situação, sou capaz de aplicar um método de educação diferente.
Nada melhor que dar o exemplo cá de casa. 

Quando é necessário efetuar tarefas o estilo militar impera cá em casa. Os petizes são definitivamente comandados como tropas para que as tarefas sejam feitas coordenamente e rapidamente. Quando utilizo este método as tarefas são concluídas com sucesso e sobra imenso tempo para brincarmos. Nesta situação sou capaz de levantar um pouco a voz para perceberem que não estou a brincar e em nenhum momento se sentem amedrontados mas sim guiados.
Nesta mesma situação e se eu aplicar a Disciplina positiva devo perguntar aos meus filhos, porque na disciplina positiva a criança deve ter sempre uma opinião, " Vamos tomar banho? Vamos lavar os dentes? Vamos vestir?" A resposta é sempre a mesma: "Não!" Então, sou capaz de perder uns 50 minutos a argumentar até que eles se decidam a entrar na banheira e infelizmente acabamos por não ter tempo para brincar porque foi perdido a argumentar.

A maioria das vezes aplico a Disciplina positiva mas não posso fazê-lo a 100% porque necessito de aplicar a Disciplina Autoritária. A disciplina positiva implica não dar palmada, não castigar e não punir, no entanto considero o castigo importante porque vai ensinar às crianças que quando fazemos algo errado existem consequências e na vida adulta é igual.

Acho que o essencial na educação de uma criança é as mesmas sentirem-se amadas e protegidas mas ao mesmo tempo impor limites, pois as crianças necessitam de conhecer os limites para saberem que a partir de um determinado momento é considerado asneira.
Já os pais não têm de ter medo de educar, no fim as crianças agradecem e gostam de vocês igual, afinal fazemos o melhor que podemos para ver as nossas crianças felizes

A Escola, as Crianças e Alimentação Saudável

A alimentação ao longo dos anos tem sofrido bastantes alterações. Antigamente, as mães ficavam em casa onde tinham tempo para preparar uns lanches apetitosos, hoje isso já não acontece. Cada vez as mulheres trabalham mais e cada vez mais existem produtos que vêm facilitar a vida.
A questão é, se esses produtos, apesar de nos facilitarem a vida, são os mais adequados aos nossos filhos, no meu caso 2 e 4 anos, ou o principal, se realmente são saudáveis.

Este ano o tema pedagógico da escola é Alimentação Saudável. As educadoras tentam incutir a prática de uma alimentação saudável mostrando quais os alimentos que nos fazem bem e os menos aconselhados ou a evitar.
E quando falo que tentam incutir, realmente tentam mas às vezes não é fácil, principalmente quando todos não remam no mesmo sentido.

As crianças querem sempre bolachas de chocolate, leites achocolatados, manhazitos, os iogurtes mais açucarados que houver, bolicaos e por ai fora. Mas quando os olhos não vêm coração não sente. 
Cá em casa não compramos nada dessas coisas e eles nem se lembram de pedir. Não vou dizer que não compro de vez em quando os danoninhos, mas acreditem que é preferível lhes dar um Super Maxi que esses iogurtes.

Esta semana fiquei muito triste porque quando cheguei à escola vi meninos com pacotes inteiros de oreos, filipinos, leites achocolatados ou de morango ou de baunilha e outras coisas mais. Vi crianças a babarem pelas bolachas (o meu incluído) porque não tinham e vim o caminho todo até casa a explicar que a escola oferece um lanche saudável e completo. 

No dia seguinte, quis levar qualquer coisa para a escola e levou, uma pêra. Não dá trabalho e é saudável.

A verdade é que...







1º Sessão de Cinema do Kiko

Como já vos tinha dito levamos o papá ao cinema para comemorar o Dia do Pai.
Era a estreia do Kiko no cinema e sinceramente estava um bocado apreensiva. Quando chegamos ao cinema o Kiko parecia tão pequenino. Tivemos de prender a cadeira com casacos porque nem o assento extra criava peso suficiente para a cadeira não se fechar.

Os petizes estavam verdadeiramente felizes e correu 5 estrelas. A euforia era tanta que no intervalo até inventavam o fim da história. Eu e o papá também gostamos muito e viemos embora a rir-nos das cenas do filme.

O Kung Fu Panda 3 é um filme de animação do início ao fim. Quando pensamos que vai começar aquele momento mais emocional com aquela musiquinha mais calma, o Po faz logo aquelas expressões cómicas. Realmente foi o filme ideal para a estreia do Kiko.

Da História ao Teatro...

A meio de fevereiro iniciamos um projeto. O objetivo era escolher uma história e transformá-la num teatro que depois o Didi iria fazer para o mano.
A história escolhida foi do livro "O Grande Livro de Fábulas para adormecer" que já vos tinha falado aqui!

3,2,1...Partida!
A história fala sobre um grupo de animais brinquedos que ao encontrar uma nave espacial decidem  fazer vários testes para descobrir qual o animal mais bem preparado para a viagem ao espaço.
Foi preciso por mãos à obra e fizemos uma nave espacial, colamos os números até 10, fizemos um extraterrestre e escolhemos os animais. Eles adoraram a atividade e estiveram muito entretidos.

 Aqui está o nosso trabalho pronto. Ao extraterrestre só lhe faltavam mesmo as meias.

O Didi ficou muito entusiasmado e de uma história conseguiu inventar logo outra diferente. Estava todo orgulhoso do seu trabalho. O Kiko lá foi identificando os números com o mano. Queria os números todos para ele e os animais também.
Uma experiência a repetir.

O Dia do Pai está a chegar e o Panda Kung Fu também!


Este ano vamos fazer tudo diferente. Não vamos apostar numa prenda para o papá, essa fica ao encargo da escola, mas vamos apostar num momento em família. O que mais gostam os miúdos de fazer? Passar tempo de qualidade com os pais.

O Didi disse, e o Kiko vai arrasto, que queria levar o Pai ao Macdonald's para ganhar um balão e depois comer pipocas e ver o Panda Kung Fu 3. Não podia ter escolhido melhor, tirando o Macdonald's.


E como não custa nada fazer a vontade às crianças, lá vamos os 4.

Será a primeira vez do Kiko no cinema. Será que aguenta? Cenas do próximo episódio!


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